
E D I T O R I A L
Proposta do Universo Musical para o público
Achamos uma maneira de interagir com crianças, jovens e adultos, tratando de um assunto adorado e indispensável para todos: a música. Desde que o mundo é mundo, ouvir música é essencial para a alegria e leveza da vida e do cotidiano de qualquer pessoa.
O que postamos aqui, não são apenas notícias e informações do que acontece com as bandas e cantores. Apresentamos também o como a música pode impactar e elevar a vida do ser humano – independente do gênero – todos os ritmos, apreciados de formas diferentes por cada pessoa, transmite uma sensação única e indescritível para aquele momento.
Não importa se você é do rock ou do samba, se dança forró ou sertanejo. O que passamos para todos, é a importância da harmonização de todas as culturas e povos, tribos e nações.
Passando pela dança dos índios, pela ópera, MPB, reggae; samba, pagode, forró; sertanejo, funk, eletrônico, jazz e blues – todos os estilos musicais tem o seu brilho especial e a sua maneira de contagiar quem escuta.
Foi pensando nisso, que criamos o blog Universo Musical. Em prol do respeito, da diversidade e das inúmeras formas de enxergar a vida.
É com muita gratidão e musicalidade que convidamos você a mergulhar nessa trilha sonora que compõe a vida de todos os humanos da face da terra.
Juliana Gardesani, Jéssica Maraviglia e Vinicius Ribeiro.
- Treinamento musical
Por Jéssica Maraviglia
Segundo os cientistas da North western o trabalho ativo com sons musicais aumenta a neuroplasticidade (a capacidade do cérebro de se adaptar e mudar). "o cérebro de um músico seletivamente aumenta o armazenamento de informações do som. Em uma inter-relação entre os processos sensórias e cognitivos, o sistema nervoso faz associações entre sons complexos e o que eles significam", Nina Kraus.
As crianças que tiveram aulas de música tendem a ter um vocabulário maior e melhor capacidade de leitura do que os jovens que não tiveram qualquer formação musical, além de uma concentração maior mesmo estando em lugares barulhentos.
Os pesquisadores da North western concluíram que o efeito da formação musical sugere que, semelhante ao exercício físico e seu impacto sobre a aptidão do corpo, a música é um recurso que prepara o cérebro para a aptidão auditiva e, portanto, requer que a sociedade reconsidere o papel da música na formação e desenvolvimento individual.
Além da formação musical, ouvir música também mostrou ter benefícios notáveis no corpo. Em uma pesquisa descobriram que bebês prematuros expostos a 30 minutos de música de Mozart diariamente cresceram muito mais rapidamente do que os bebês não expostos à música clássica e pesquisadores da Universidade de Florença, na Itália documentaram que ouvir música clássica, céltica ou indiana uma vez por dia, durante quatro semanas reduziu a pressão arterial em pessoas que sofrem de hipertensão.